segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Impressionismo - pontilhismo e divisonismo

Entre 1860 e 1880
- desliga-se da representação fiel da natureza para reproduzi-la de modo sensível e perceptível
- captar o instante da realidade em constante movimento, e que, a cada mutação da luz, muda de aspecto e de verdade
- captar uma sugestão visual imediata, um momento que não se repetirá jamais
- tratar um tema pela tonalidade, pois o tema é menos importante do que o modo como ele será representado
- cores puras e brilhantes: cromatismo
- contornos flutuantes e esfumaçados
- exclusão do claro e escuro
- a cor define as fronteiras entre as imagens e não mais as linhas
- cintilação da luz e da cor, vibrações luminosas
- cores aplicadas com pequenos toques justapostos
- pintura ao ar livre
- cenas de ócio e festa

Destaques:
- Edgar Degas (1834-1917)
- Claude Monet (1840-1926)
- Pierre Auguste Renoir (1841-1919)
- Edouard Manet (1832-1883)
- Alfred Sisley (1839-1899)
- Camille Pissarro (1830-1903)
- Georges Seraut (1859-1891)

Pontilhismo (França)
- Enquanto os impressionistas captavam as sensações da luz e das cores direto na natureza os pontilhistas reconstruíam com método científico cores e luz sobre a tela, no ambiente do ateliê.
- Justaposição de pequenos pontos (pinceladas puntiformes) com cores complementares ou contrastantes
- Ampliar o efeito de vibração luminosa

Destaques:
- Georges Seraut
- Paul Signac

Divisionismo (Itália)
- Proposta similar ao pontilhismo, mas usando pinceladas separadas ou divididas no lugar dos pontos.
- Aproximar filamentos de pigmentos até obter uma tessitura de finas pinceladas

Destaques:
- Giovanni Segantini
- Gaetano Previati
- Giovanni da Volpedo

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