terça-feira, 20 de outubro de 2009

Arte na Antiguidade

Quatro grandes culturas:
- Mesopotâmica
- Egípcia
- Grega
- Romana

Arte Mesopotâmica
- Arte polimórfica (multicultural: Sumérios, Acádios, Babilônicos, Assírios, Persas...)
- Escrita cuneiforme
- Código Hamurabi

Arquitetura
- Cidades fortificadas
- Zigurates (templos)
- Tijolos vitrificados

Escultura
- Touros e Leões alados
- Estuetas em postura religiosa
- Relevos

Arte Egípcia
- Arte vinculada essencialmente à esfera religiosa
- Idéia da permanência e da eternidade
- Daí a necessidade do equilíbrio, da estabilidade e da harmonia para evitar enganos ou dúvidas
- Daí a necessidade de seguir as regras, as normas: rigor geométrico, evitar perspectiva, expressar clareza, lei da frontalidade.

Arquitetura:
- Mastabas, Hipogeus, Pirâmides e Templos
- Colunas
- Obeliscos

Escultura:
- Posição hierática, simetria, frontal
Destacam-se o estatuário e os relevos

Pintura
- Pés, pernas e rosto de perfil....olho e tronco de frente
Principalmente encontrada em pergaminhos.

Arte Grega
- Valorização do ser humano
- Racionalismo
- Busca da Beleza Idealizada

Escultura:

Fase Arcaica +- VIII ao VI a.C.
- influência da arte egípcia
- rigor geométrico, estática, simétrica, frontalidade
homem jovem: Kouros
mulher jovem: Kourés

Fase Clássica +- VI ao IV a. C.
Século V - século de Péricles
- Cânones da arte: regras e medidas = proporção, equilíbrio, ritmo, harmonia
- Ruptura da rigidez arcaica
- Idéia de movimento,
- Ausênica de expressão emocional ou dramática
Principais escultores:
Fídias, Policleto e Míron

Fase Helenística +- IV ao I a.C.
Alexandre, o Grande
- Fusão da cultura grega com a cultura oriental (persa)
- Movimento e dramaticidade
- Possibilidade de obras com mais de um personagem
- Obras que podem simbolizar metáforas: paz, vitória...
Principais escultores:
Praxíteles, Lísipo e Polydoro

Arquitetura: Três ordens:
- Ordem Dórica (mais rústica, masculina)
- Ordem Jônica (mais delicada, feminina)
- Ordem Coríntia (mais rebuscada, ostentação)

Destacam-se:
- Templos (Partenon, Zeus de Olímpia, Erecteion...),
Busca da proporção áurea
Simetria entre o pórtico de entrada e o de saída
- Ágora
- Teatro (Epidauro)

Pintura
Principalmente em cerâmicas:
- Fundo preto com figuras vermelhas
- Fundo vermelho com figuras pretas
Principais pintores:
Exéquias e Eutímedes


Arte Romana
Influências da arte grega:
- senso de beleza estéticas

Influências dos etruscos:
- senso da realidade vivida
- praticidade, realismo
- uso de arcos e abóboda

Arquitetura:
Forte influência na vida pública
- Anfiteatros (Coliseu...)
- Templos (Panteon...)
- Termas
- Circos (Circus Máximus... panis et circenses)
- Aquedutos
- Colunas imperiais
- Arcos do triunfo

Escultura:
- as cópias gregas
- as que representam os imperadores criando um maior realismo do que as gregas

Pintura
- de grande beleza

Mosaico

Arte Paleocristã I ao III d.C.
Arte submetida ao cristianismo
- rústica, pobre e popular
- símbolos cristãos encontrados em catacumbas
- caráter didático


Arte Bizantina +- IV ao XV d.C
Auge: século VI: Imperador Justiniano
Roma Oriental
Arte submetida ao cristianismo
- Rica e esplêndida
- Teocracia (soma do poder temporal ao poder espiritual: o imperador visto como fígura sagrada e Jesus como rei)
- Criação de Ícones: função didática

Pintura
Regras
- Lei da frontalidade
- Fundo dourado
- Presença da aureola

Mosaico
- A forma mais usada na arte bizantina

Arquitetura
- Basílica com a função de Igreja


Obs: durante uma fase da arte bizantina houve um grupo iconoclasta, ou seja, negava a presença dos ícones.

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